Visão geral do Curso
A Teologia Bíblica tem como base a exegese de cada texto para descobrir a linha de ligação progressiva dos livros e períodos bíblicos revelados. Mas após essa linha ter sido formada, o conhecimento da Teologia Bíblica, ou seja, uma visão panorâmica das Escrituras ajudará o exegeta a fazer uma exposição do texto e conectar adequadamente as passagens com seus ensinos. A Exegese naturalmente nos leva a Teologia Bíblica, existe entre elas uma relação de dependência. A Teologia bíblica é reguladora da Exegese. O processo progressivo da revelação guiará a visão exegética de um texto, e não o contrário. A Exegese é a base da Teologia Bíblica, lida com o contexto imediato. Descobre significado da estrutura de superfície individual. A Teologia Bíblica busca a unidade temática global por trás das passagens individuais.
Etimologicamente Teologia Bíblica é o “Estudo de Deus a partir das Escrituras”. A Teologia Bíblica é diferente em abordagem, método de outras Teologias, como Teologia Sistemática ou Teologia Dogmática. A Teologia Bíblica é uma teologia que parte da progressividade da revelação bíblica, desconsiderando aplicações contemporâneas, mas segue a linha da revelação progressiva nas Escrituras, preocupada em mostrar como Deus se revela em Sua Palavra.
A Teologia Bíblica buscará um centro unificador, no caso da teologia que utiliza o sistema pactual. Esse tema central é desenvolvido progressivamente na revelação, portanto, cabe a Teologia Bíblica descobrir essa progressividade central nas Escrituras e se desenvolver a partir dela.
Ao final do curso o aluno deverá perceber claramente essa abordagem progressiva das Escrituras que a Teologia Bíblica na perspectiva aliancista aborda. Toda a Escritura é inspirada por Deus (2Tm 3.16) e portanto toda a Escritura deve ser exposta e compreendida.