Visão geral do curso
Porque estudar Hermenêutica Bíblica? Em tempos como os nossos onde é declarado que não existe verdade absoluta, plano, ou totalidade de alguma coisa, é importante nos perguntar se realmente precisamos no século XXI de Hermenêutica! Uma igreja fundamentada, em sua maior parte, em sentimentos e misticismos, pode pensar que estudar hermeneuticamente a Bíblia não faz nenhum sentido para a vida cristã.
Como uma igreja alfabeta biblicamente pode fazer frente aos ataques racionais apresentados pelos opositores intelectuais do Evangelho? A igreja moderna se apaixonou progressivamente por mentiras, falsos mestres, coaching evangélico e Teologia da Prosperidade, falando a mesma língua e conteúdo daqueles que odeiam e lutam contra Cristo.
As igrejas influenciadas pela pós-modernidade têm desprezado o estudo da verdade revelada na Escritura. Não existe, em sua grande maioria, qualquer esforço interpretativo das Escrituras. Contudo, pergunto a você se é possível à igreja existir sem hermenêutica? Se hermenêutica é interpretação, como viver sem interpretar de alguma maneira, mesmo que errada, a Escritura?
Existe uma verdade com relação à Hermenêutica que aqueles que a desprezam não consideram, que todo homem faz uso dela ao interpretar sua realidade, ler um jornal, assistir um filme, ou no caso dos crentes, ler as Escrituras. É inevitável o uso dessa ferramenta, logo, a questão não gira em torno de usar ou não a hermenêutica, mas quais ferramentas são utilizadas na interpretação da realidade, das experiências e das Escrituras? Voltando os olhos mais para a nossa realidade cristã, quais ferramentas os evangélicos modernos mais têm utilizado na interpretação da Bíblia, tem sido a experiência ou a própria Escritura interpretando a si mesma? Quando uma crente fala da sua fé, ele utiliza mais a experiência para a interpretar, ou mais as Escrituras? A experiência interpreta a Bíblia ou a Bíblia interpreta a experiência? São questões que precisam ser debatidas e respondidas adequadamente.
Tempo de duração
Esse módulo é um dos pilares da nossa escola de teologia e portanto tem duração de 2 semestres.