Visão geral do Curso
Esse módulo é uma Introdução a Cosmovisão Reformada, onde se propõe a mostrar ao aluno a maneira correta de interpretar a realidade, que é por meio das Escrituras.
A forma como enxergamos a realidade molda nossa vida. Naturalmente a base da cosmovisão cristã é a revelação de Deus nas Escrituras. Ainda assim, tristemente, muitos crentes não conseguem entender que as Escrituras são intencionadas para ser a base de toda a vida… Os ímpios vivem e constrói a cosmovisão de acordo com seus corações endurecidos pelo pecado (Ef 4.17-19). Mas a questão é quem se esforça mais nesse processo de construção da cosmovisão e qual influência mais o mundo?
Naturalmente tem sido os ímpios os maiores influenciadores da sociedade e da cultura. Tanto é que nosso tempo é chamado de uma era “pós-cristã”, onde o cristianismo tem sido arrancado da consciência, da sociedade e da cultura. A pergunta que temos que fazer é como a igreja em meio a tudo isso tem se comportado? Ela tem dormido em um sono profundo no “mundo dos país das maravilhas”!
Sabemos que toda a oposição maligna não pode prevalecer contra a edificação da igreja sob o Cristo, o Filho de Deus (Mt 16. 13-20). Todavia, isso não isenta a igreja de sua negligência diante do Senhor por não viver o Evangelho em todas as áreas da vida cristã, o que envolve naturalmente a sociedade e a cultura.
O apóstolo Paulo quando escreveu a carta para igreja em Roma, testemunha sua convicção de que o Evangelho é o poder de Deus para salvar o perdido e por isso ele não tinha vergonha de o anunciar para um mundo anti Deus, como era o Império Romano (Rm 1. 16-17). Quando escreveu para os irmãos na cidade de Corinto, disse que a mensagem da cruz é loucura para os gregos e escândalo para os judeus, mas para nós, é o poder de Deus (1Co 1. 18-25). Essa convicção do apóstolo o levou a enfrentar todos os desafios do seu tempo com profunda ousadia no poder do Espírito Santo! Da mesma maneira, nós precisamos ser despertados a viver, pregar e confrontar o nosso tempo com o Evangelho!
A igreja precisa ser bem instruída no Evangelho para enfrentar as pressões contra sua fé e ao mesmo tempo enfrentar toda oposição com entendimento e poder de Deus! As duas ações devem estar envolvidas, tanto o nosso esforço em entender o Evangelho, como também a nossa total dependência do Espírito Santo para que o aprendermos sirva como instrumento para a glória de Cristo e a edificação da igreja! Como afirmou Perry G. Downs: “O cristianismo tem um conteúdo para ser acreditado e uma visão de mundo a ser adquirida.”
Esse curso propõe mostrar o que é a cosmovisão e suas implicações na existência humana. Com isso, será abordado de forma singela as principais cosmovisões que se opõem fortemente ao cristianismo, como: socialismo, feminismo, ateísmo e islamismo. Tem crescido assustadoramente essas cosmovisões e moldado a cultura e o comportamento social no mundo inteiro. Essas ideologias têm sufocado a igreja em várias partes do mundo, muitos crentes não sabem como responder as críticas que são feitas por esses opositores a nossa fé. Esse material fornecerá uma linha de pesquisa que poderá ser aprofundada por você no decorrer da sua vida, pesquisando materiais mais profundos sobre o assunto e amadurecendo suas convicções.
Após a abordagem da definição da cosmovisão, e as cosmovisões opostas à nossa a fé, será abordada a cosmovisão reformada passando pela: criação, queda, redenção e consumação. Isso se propõe singelamente ampliar a nossa visão da Escritura, de nós mesmos e da realidade. Veremos que essas questões são bem práticas e desafiadoras para cada crente. Mas infelizmente a maioria da cristandade não sabe praticamente nada sobre isso, e por essa razão tem uma fé superficial e desconectada com a Escritura, o que a torna uma fé falsa!
A igreja precisa acordar para essa realidade que nos cerca. Estamos em guerra cultura e não podemos permitir que o inimigo continue expandindo suas ideologias contrárias à nossa fé enquanto dormimos em nossos berços eclesiásticos. Se for a vontade de Deus que essa realidade piore, cabe a nós ser achado fiel até o fim do combate.
Desejo que ao final desse estudo você possa discernir com mais propriedade as manipulações que os ímpios tentam o tempo todo fazer com nossas mentes, para que concordemos com a cosmovisão ímpia. Mas além de discernir, sinta-se animado e desafiado a ser um instrumento de Deus na sociedade e na cultura, expressando firmemente suas convicções de fé, que formam sua cosmovisão!